-
Arquitetos: Marc Mimram
- Área: 11 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Erieta Attali
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola de Design de Nantes conclui o desenvolvimento da "Ilha da Criação". Junto a Escola de Belas Artes, a Escola de Arquitetura e uma rede de empresas locais, configura um ecossistema tão fértil quanto o anterior, dedicado à construção naval. A premissa fundamental do projeto é compartilhar a atividade e produção da escola, criando oficinas com grandes janelas voltadas para a rua.
A ideia de integração com a cidade se reflete na elevação da escola acima do solo, apoiada em pilares de concreto especialmente projetados. A seção superior é revestida por dobras que variam conforme as orientações, conferindo à escola uma identidade única. Esses traços demonstram a meticulosa consideração nos métodos de construção, na arquitetura e no uso de materiais.
A abertura da escola também se manifesta na Ágora, um amplo espaço central ideal para atividades práticas e compartilhamento de conhecimentos, localizado no coração da escola e aberto à cidade.
A Ágora é um pátio, um espaço de circulação e ocupação da cidade, conectando a escola ao espaço público e ao desenho urbano.
Essa área coberta, aberta para o céu, possui um grande pódio com uma topografia variável conforme as necessidades e usos. Em determinados momentos, transforma-se em um local para conferências ou palestras, em um espaço de exposições, e até mesmo em um lugar para práticas ou experimentações... A Ágora serve aos estudantes, ao encontro com o público e também às parcerias com a rede local de negócios: um espaço para reinvenção diária, para encontros e projetos. Aqui, profissionais de todas as áreas ligadas ao design são bem-vindos. A partir deste centro, toda uma rede de estudantes, professores, investidores, empreendedores... pode ser mobilizada, tornando a Ágora um ponto de destaque aberto ao espaço público.
O espaço é amplamente ventilado por aberturas na fachada e na cobertura. O telhado possui proteção solar para evitar superaquecimento nos dias mais quentes. Os tratamentos acústicos e térmicos estão localizados nos níveis inferiores. As partes inferiores das passagens são absorventes para reduzir reflexos, enquanto os elementos de aquecimento suspensos oferecem conforto adicional no pódio em dias frios. A Ágora, localizada no centro do edifício e articulada com os workshops, a sala de fabricação e o espaço de eventos, é alimentada pelas atividades ao seu redor. Além de seu valor prático evidente, a Ágora contribui significativamente para a compacidade do edifício e sua eficiência energética.